29 janeiro 2015

Dica de leitura: Eleanor & Park

Olá pessoal, tudo bem? Estou aqui pra fazer a primeira resenha literária de 2015, com o último livro que li em 2014. Essa é uma categoria que eu espero que tenha bastante espaço esse ano, pois minha meta é ler mais que no ano passado, se o TCC permitir. Tenho inclusive pensado em incrementar um pouco mais as resenhas, fazendo as fotos fora de casa ou até mesmo trazendo as resenhas em vídeo, quem sabe?! Vamos ao post:

Número de páginas: 325 Editora: Novo Século Autora: Rainbow Rowell

SINOPSE: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo. (Skoob)

Há mais de dois anos eu estava querendo ler esse livro, mas sempre que ia comprá-lo surgia outra necessidade, ou eu acabava comprando outro livro que também estava na fila. Durante esse tempo, fui lendo muitas resenhas positivas e vendo muitas blogueiras o indicarem, o que só aumentava minha ansiedade para lê-lo. 


Eleanor é uma garota ruiva, que se veste de modo esquisito e se acha gorda. Ela enfrenta muitos problemas em casa, como a rejeição do padrasto e a distância do pai, e sente que não tem ninguém em que confiar. Park é um garoto que ama quadrinhos e música, pratica taekwondo e sente que nunca consegue orgulhar o seu pai. Quando Eleanor começa a estudar no colégio de Park e eles se sentam lado a lado no ônibus, logo no primeiro dia, a vida de ambos começa a mudar.


Eleanor & Park é um livro muito lindo. Não fala só sobre amor, mas também sobre temas delicados como relação familiar, preconceito, baixa-estima na adolescência, bullying etc. Eleanor, apesar de todos os problemas que enfrenta, se mantém firme e não deixa de ser quem ela é, ou se vestir como ela gosta. E mesmo quando Park descobre a bagunça que é a vida dela, ele não pensa em se afastar ou desistir, mas só em lutar ainda mais para ajudá-la.


A história vai se intercalando entre a visão dos dois personagens principais, e isso é bem legal, pois você consegue entender o que ambos estão sentindo. Gostei muito do livro, devorei em apenas um dia. Eleanor & Park te faz refletir e te emociona. Vale muito a pena ler.

Um comentário:

  1. Ai eu sou louca para ler esse livro *-* Tenho muuuita vontade! Só a capa já é linda <3

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir