23 novembro 2013

Dica de leitura: O Teorema Katherine

Número de páginas: 285 Editora: Intrínseca Autor: John Green

SINOPSE: Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam. (reduzido do skoob)


Antes do começar a leitura desse livro, eu decidi que ia fazê-lo com pouca expectativa. Isso porque quando eu li A culpa é das estrelas, do mesmo autor, eu tinha visto muitos comentários de "livro perfeito *-*" ou " se tornou meu livro favorito" e já comecei a leitura esperando bastante da história. O resultado é que eu acabei me decepcionando um pouco. Gostei do livro, mas achei que não era isso tudo que as pessoas falavam. Talvez por essa decisão, eu acabei gostando mais dessa leitura do que de A culpa é das Estrelas.


O Teorema Katherine é um livro divertido, daqueles gostosos de ler, em que ficamos pensando na história mesmo quando não estamos com o livro em mãos. Pra começar, os personagens principais são bem legais e diferentes entre si. Colin é um menino prodígio que tem tudo para se tornar um gênio, e tem uma fixação estranha por garotas que se chamam Katherine. Seu melhor amigo, Hassan, é um gordinho muçulmano muito engraçado e que não gosta nem um pouco de trabalhar. Lindsey, é uma garota popular que vive em uma cidadezinha do interior, mas que é bem diferente do restante dos seus amigos e irá viver boas histórias com Collin e Hassan.


A leitura flui e fácil e rapidamente. Mesmo quando Colin começa falando de informações científicas ou curiosidades (extremamente inadequadas para o momento) que ele leu em uma das "400 páginas que ele lê por dia desde que tinha 7 anos" (coisas de prodígio, haha), esses momentos são inseridos brilhantemente por John Green. No final de alguns capítulos, nós vamos conhecendo melhor o começo e o desenvolvimento dessa "paixão por Katherines" do Colin. O autor nomeia esses pequenos trechos de acordo com o período da trajetória: "o fim (do começo)", "o começo (do fim) etc.


O Teorema Katherine é um livro muito interessante e engraçado, com várias notas de rodapé que você não pode deixar de ler (algumas delas contém as partes mais engraçadas) e que deixa aquela sensação de saudade dos personagens quando acabamos de ler. Recomendadíssimo!

Alguém já leu esse livro?

Ps: Eu tô pensando em reler A culpa é das Estrelas, agora que já estou sem a expectativa anterior. Uma leitura com outros olhos pode me fazer gostar ainda mais do livro.

13 comentários:

  1. Quero muito ler a culpa é das estrelas, todos falam que é muito bom, a gente não pode é criar muitas expectativas né?
    Amei a dica, fiquei com muita vontade de ler esse livro, parece ser bem divertido!!
    beijinhos ;*

    unhas-charmosas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Heey,
    Tive o mesmo problema que você em a culpa é das estrelas esperei demaais do livro e na verdade não achei essas coisas todas que falam.
    Fiquei com vontade de ler o Teorema de Katherine, ótima resenha.
    Beeijos ;*
    Laura Dornelas ;)
    www.doistons-lilas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar muito bem deste livro, mas este mês to devagar com a leitura rsr beijos

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler lirvos do jhon =/ ainda nao tenho o meu. todos falam que é muito bom.
    valeu a dica! Beijos e otima semana http://derepente15uiinze.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já vi a resenha desse livro em outro blog e gostei!
    Se é o mesmo autor que escreveu o livro A Culpa é das Estrelas, então parece ser muito bom. ^^
    Beijos. ♥

    ResponderExcluir
  6. Menina, como assim você já é casada, com filha... que mulher completa aos 18 anos hein rs, parabéns!
    Estou bem curiosa pra ler os livros do John... todo mundo lendo, deve ser bom neh... vou começar pela A culpa e das estrelas e ver se gosto do escritor...
    Beiju!
    Ps.: Tem sorteio no meu blog... você está mais que convidada a participar!
    SORTEIO ESTOJO COMPLETO REVLON | BLOG SIM, 27!

    ResponderExcluir
  7. ebaa! super curiosa para ler!! <3
    Ainda não li a culpa é das estrelas, mas acho que causaram muito também por causa desse livro! hahaha
    Já sei a história inteira, mesmo sem ter lido /:

    Beijos! :*

    ResponderExcluir
  8. Primeiro: também me decepcionei um pouco com a Culpa é das estrelas, esperava mais...
    segundo: to com muuuita vontade de ler esse livro *-*
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. menina, eu ainda n li "a culpa é das estrelas", mas n to com muita expectativa haha e esse outro "o teorema katherine" pra mim parece ser melhor que "a culpa é das estrelas" e pelo que tu falou é mesmo. Ta na minha lista pra ler haha

    Vai la e confere os sites com otimas promos do Black Fiday ;)
    http://passaroseoceanos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Primeira vez que eu vejo alguém comentando que esse livro é engraçado. Me deu mais vontade de ler ele. Já li muitas resenhas e adorei a sua. :)

    BLOG: NAHBOA?!
    FANPAGE: NAHBOA?!
    TWITTER: NAHBOA?!

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha e estou com vontade de ler esse livro.... gostei tanto que estou até te seguindo e curtindo a fan page. Se quiser me fazer uma visitinha será muito bem vinda. Beijos
    Fan Page: https://www.facebook.com/beabadabeleza?ref=hl
    Blog: http://www.beabadabeleza.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha e estou com vontade de ler esse livro.... gostei tanto que estou até te seguindo e curtindo a fan page. Se quiser me fazer uma visitinha será muito bem vinda. Beijos
    Fan Page: https://www.facebook.com/beabadabeleza?ref=hl
    Blog: http://www.beabadabeleza.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Quero muito ler esse livro, acho que irei ganhá-lo de aniversário.. Sou apaixonada por livrosss, amo e esse é uma história super bonita e tal, além de tudo é do John Green
    De: Adolescente Para: Adolescente

    ResponderExcluir