07 outubro 2013

Dica de leitura: O lado bom da vida

Número de páginas: 254 Editora: Intrínseca Autor: Matthew Quick

SINOPSE: Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança. (via skoob)


O lado bom da vida é um livro bem diferente de todos que já li, afinal não é sempre que a história é narrada por um homem que acabou de sair de uma internação num hospital psiquiátrico e nem mesmo se lembra porque foi parar lá. A única coisa que Pat sabe é que ele quer se tornar a melhor versão de si mesmo, para que sua mulher, Nikki, possa ter orgulho dele e resolva acabar logo com "o tempo separados".


Apesar de seus lapsos de fúria, o monte de medicação que ele precisa tomar, as visitas semanais ao psiquiatra, sua repugnância (e até medo) inexplicável por Kenny G. e a saudade que ele sente de Nikki, Pat continua pensando sempre positivo e acreditando que sua esposa estará ao seu lado em breve. Quando Pat conhece Tiffany, em um jantar na casa do seu melhor amigo, ele não gosta dela no começo, mas aos poucos ele percebe que ela é mais parecida com ele do que qualquer outro que está em seu convívio e uma bela amizade vai surgindo. Uma amizade que vai ajudar Pat a superar grandes conflitos em sua vida, principalmente internos.


Uma coisa que eu achei bem interessante é que o nome dos capítulos são frases que aparecerão posteriormente nos mesmos, e nós ficamos imaginando em que contexto aquela frase vai ser dita. Os capítulos não tem um padrão, alguns são bem curtinhos (3 páginas) outros já são bem maiores, mas isso não me incomodou. As páginas são amareladas e a fonte é ótima. Eu também amei muito essa capa (apesar de não conhecer a capa da primeira versão).


Com um toque sutil de humor, O lado bom da vida é uma história muito bonita sobre família, amizade, superação e esperança. Um homem que apesar de todos os desafios, não desiste do seu final feliz. Uma obra incrível em que Matthew Quick transforma acontecimentos que seriam considerados estranhos em momentos comoventes e reflexivos. Vale a pena ler.

21 comentários:

  1. Oi Káren, ganhei esse livro de aniversário esse ano!
    Li e depois vi o filme, comparando os dois às vezes prefiro um outras vezes prefiro o outro! Hehehheehehe
    Mas adorei a leitura e cm vc disse, é difícil achar um livro narrado por homem né?! E ainda mais na situação do Pat

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ei! eu vi o filme e achei lindo, apesar de muito grande ahahaha de repente é porque é fiel ao livro, né? nao sei porque nunca li! mas como voce disse, a historia é linda :)

    Beijao!
    www.demodaemmoda.com

    ResponderExcluir
  3. Ai, queria muito ler o livro e assistir o filme. A história parece ser fantástica e vi tantos elogios em relação tanto ao livro quanto ao filme, que tenho imensa vontade de ver os dois. Adorei a resenha, me deu mais vontade ainda de conhecer essa história incrível.

    ResponderExcluir
  4. Tô com esse livro aqui há quase dois meses mais ainda não li; o que me chamou atenção foi o fato de ser narrado por um homem, li boas resenhas, falando que ele é interessante e tal.. mas ainda não despertei o interesse necessário para colocá-lo como "próxima leitura" rs... beijinhos na Isa!

    ResponderExcluir
  5. Eu tô pra ver esse filme há tempos e sempre acabo não vendo, valeu pela dica!!!! Nerm sabia que era de um livro!

    Bjs =^.^=
    www.noivaesposamae.com.br

    ResponderExcluir
  6. Este livro tá sempre em promoção, e mesmo assim acabo não comprando quem sabe mês que vem rsrs beijos

    ResponderExcluir
  7. Já vi desse livro em umas livrarias que ás vezes visito e me interessei pela história, parece ser bem gostoso de ler esse livro. Quando eu terminar de ler os livros pendentes aqui em casa vou ver se compro ele. :)
    Beijos minha linda. ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Adorei a sua resenha, tenho MUITA vontade de ler esse livro, ams ainda não tive a oportunidade :)

    Beijos!
    Marina - Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  9. O livro eu não li, mas o filme já vi sim!
    Gostei bastante!
    :*

    ResponderExcluir
  10. Esse livro já entrou na minha wishlist!! Ainda não assiti o filme porque quero ler o livro primeiro! haha
    beijiin's

    my-nails-pink.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu estou muito a fim de ler esse livro!
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. nossa sou super curiosa com esse livro!
    tem tempo que quero comprar, sempre vejo todo mundo falando bem!

    beijos <3

    ResponderExcluir
  13. Livro e filme .. checados.
    Adorei os dois :)

    ResponderExcluir
  14. Oi, Káren.

    Quanto tempo, hein? A novidade é que estou grávida! =) E você, como está com sua filhinha linda?

    Muita gente falou mal desse livro, então fiquei meio com o pé atrás para ele. Mas gostei bastante da sua resenha. Deu vontade de lê-lo. E eu amei os títulos dos capítulos serem frases contidas nos próprios capítulos. =)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  15. muito lindo seu trabalho o LAYOUT É INCRÍVEL estarei sempre por aqui!
    Visite meu blog se gostar segue, que sigo de volta

    Visitem:
    http://charmantye.blogspot.com.br/

    curtam a fanpage:
    https://www.facebook.com/Charmosa.cleidianesouza?ref=hl

    Se inscrevam no canal:
    http://www.youtube.com/watch?v=wnIJOVJgR44

    ResponderExcluir
  16. Adoro livros, e encontrei um blog que vou entrar sempre!

    Beijos

    http://cantodecah.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Nossa, fiquei com muuita vontade de ler :(
    òtima resenha sua fofa.

    estou seguindo aqui.
    Post novo linda | Beeeeijos, Patricia Porto

    pequenamenina31.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. esse é um dos livros q to qrendo ler!! ^^
    http://passaroseoceanos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li o livro, mas já assisti o filme e é lindo demais. Adorei a história. Com certeza o livro deve ser bem melhor.

    BLOG: NAHBOA?!
    FANPAGE: NAHBOA?!
    TWITTER: NAHBOA?!

    ResponderExcluir
  20. nao conheço o livro mas parece ser muito bom.
    Linda historia =)
    Estou seguindo , Beijos.
    http://derepente15uiinze.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu queria muito esse livro e ganhei ele do meu pai *----* tô louca para lê-lo, mas só depois de ler As Vantagens De Ser Invisível (que por sinal, foi presente do meu pai tbm haha') Amei aqui :DDD

    uma-quase-perfeita.blogspot.com

    ResponderExcluir