28 abril 2013

Dica de leitura: O garoto no convés!


Número de páginas: 492 Editora: Cia. das Letras Autor: John Boyne


Eu comecei a ler esse livro sem saber muito sobre ele. Na verdade, eu o comprei por causa do autor, John Boyne, que é o mesmo de "O menino do pijama listrado". Romances de aventura marítima nunca despertaram meu interesse, mas resolvi começar essa leitura disposta a ir até o final. E acabei me surpreendendo de forma positiva.



Nas primeiras páginas, nós somos apresentados ao menino John Jacob Turnstile, um orfão que vive em um estabelecimento para garotos, onde foi ensinado a viver de furtos e trambiques. Depois que é pego tentando roubar o relógio de um fidalgo, aceita trocar a prisão pelo trabalho em um navio da marinha britânica. E aí começa uma história cheia de aventuras e emoções.




No decorrer dos capítulos, vamos conhecendo cada vez mais a história de Turnistile. Uma história que apresenta uma face bastante dramática, mas que é mencionada sutil e brilhantemente pelo autor. Os outros personagens a bordo do Bounty também são muito bem pensados e, aos poucos, vão sendo apresentados. Cada um com suas peculiaridades que serão decisivas na definição de um momento super importante do livro.




A história é contada de maneira divertida, o que faz com que as quase 500 páginas passem bem rápido. Em meio a monotonia de uma viagem longa, cercados de água por todos os lados, vez ou outra um acontecimento surgia para alterar os ânimos no navio. E são esses acontecimentos que vão criando uma narrativa surpreendente, em que John Boyne mostra mais uma vez, todo o talento que fez com que "O menino do pijama listrado" se tornasse um best-seller mundial.



Ah, e as páginas são amareladas. *--* Recomendo a leitura!
Quem já leu, e o que achou?

Um comentário:

  1. Bom diaaa
    N conhecia esse, mais um pra minha listinha!

    Ótima semana!

    Bjoooos

    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir