07 março 2013

Dica de leitura: O menino do pijama listrado!


Número de páginas: 186 Editora: Cia. das letras Autor: John Boyne

SINOPSE: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável. (Via: Skoob)


O menino do pijama listrado é um livro que eu já queria ler há muito tempo, mas nunca havia surgido a oportunidade. A leitura me lembrou um pouco de "A menina que roubava livros" pois ambos se passam na mesma época da segunda guerra mundial, na Alemanha nazista. Mas os dois livros são apresentados de ângulos bem diferentes.


Não quero falar muito dessa vez, pois como a própria orelha do livro já diz, qualquer informação poderia prejudicar sua leitura e é melhor você realizá-la sem saber muito da história. Basta dizer, que é fascinante imaginar os fatos daquela época pela visão inocente e ingênua de uma criança. Uma criança sem maldade, sem preconceitos e que descobre o valor de uma amizade verdadeira em uma situação inesperada.


O livro é escrito de uma forma bem simples e em nenhum momento a leitura me cansou. Tá, eu confesso que pelo fato de ouvir falar muito desse livro, e sempre bem, eu criei uma expectativa ENORME, e achei que a trama poderia ter sido mais surpreendente, mas mesmo assim eu gostei. Gostei tanto que li em apenas algumas horas. Até porque, Bruno é um daqueles personagens encantadores que te fazem torcer por ele e querer ouvir mais e mais suas histórias. 


A capa do livro é simples, mas combina perfeitamente com a história (já vi livros com capas super elaboradas, mas que não representavam bem o conteúdo em si), além de ter uma textura maravilhosa. As páginas são amareladas, e a fonte e o espaçamento são ótimos, contribuindo ainda mais para uma leitura agradável.


Recomendo muito "O menino do pijama listrado" por se tratar de uma leitura rápida e emocionante, que vai te apresentar novas perspectivas de um momento triste, mas importante, da nossa história, além de te fazer repensar alguns julgamentos, e mostrar que as vezes nós desejamos algo para o outro que nós não queremos para nós mesmos, mas pode acontecer.

Já virei fã do autor John Boyne e pretendo ler o próximo livro dele em breve.
Ps: Eu ainda não assisti o filme, mas pessoas que já assistiram disseram que o final é diferente. Então, mesmo  quem já assistiu o filme, vale a leitura.

Quem já leu, ou pretende ler esse livro?

13 comentários:

  1. Estou ansiosa para ler, mas tenho que finalizar 2, "Tormenta" e "Belo desastre". Acabei de ler "A hospedeira" do qual vai ser lançado um filme no final desse mês. O livro é simplesmente perfeito (apesar de maçante no início), mostra os vários tipos de amor e como ele nasce e pode nos transformar em pessoas melhores, é de ficção científica mas nem parece.

    Amei o modo como você resenha os livros, mostra a essência sem revelar demais.
    Bjus...

    testandocompaixao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já li e resenhei aqui no blog o livro "A hospedeira"!!
      Gostei bastante também :)

      Excluir
  2. Oiii linda tudo bem? Espero que sim! ^_^

    Adorei a dica, estou atras de varios livros novos, encontrei a coletania com os 6 livros da historia de Resident Evil pena que nao foi lançado no Brasil, então encontrei traduzido na internet mas para celular. Mas ta valendo neh?

    Beijos!♥
    Tem post novo no blog, resenha, confira!
    makeuparte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu confesso que prefiro ler o livro impresso, mas num caso como o seu, em que ainda não tem o livro em português, realmente tá valendo!! rs

      Excluir
  3. Eu ja vi o filme...é muito emocionante. Vi por acaso na verdade, e acabei me apaixonando rsrs
    Quero ver o livro agora!

    Beijao
    http://jeansecetim.blogspot.com.br/
    Visite o meu novo blog - http://spraymagico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não tenho esse livro,mas o filme é lindo e triste, beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li esse livro, mas vi o filme e foi muito emocionante. Bjus!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. eu nunca ouvi falar do livro, mas com sua resenha acima me despertou o interesse em lê-lo! coloquei na listinha para ler assim que concluir o meu do hitchcock
    :)

    se você gosta de desenhos de vestidos aguardo sua visita!
    http://newdaynewdress.wordpress.com
    beijinho!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu lembro quando eu vi o filme, chorei um balde de lágrimas... mas eu sempre prefiro o livro do que o filme, quero ler o livro, acho que deve ser mais completo ♥

    beijinhos.

    www.alemdemim.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa, essa foto que abre o post tá bem significativa! Amei!
    Eu ainda não li o livro, mas chorei horrores no filme!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  9. Fui na livraria essa semana e quase comprei esse livro! *-*
    Adorei, beijos

    http://isaup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Káren,
    eu também gostei bastante do livro. Como você disse, é uma leitura fácil, rápida e muito intensa.
    Eu vi o filme e não gostei muito não. Prefiro o livro.
    Estou ansiosa para a sua próxima resenha.

    beijinhos :**
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
  11. Ps.: Gostei bastante da primeira foto!
    MUITO criativa!!!

    ResponderExcluir