10 fevereiro 2013

Dica de leitura: Assassinato no Expresso do Oriente


Número de páginas: 223 Editora: Nova Fronteira Autora: Agatha Christie

SINOPSE: Pouco depois da meia-noite, uma tempestade de neve pára o Expresso do Oriente nos trilhos. O luxuoso trem está surpreendentemente cheio para essa época do ano. Mas, na manhã seguinte, há um passageiro a menos. Um americano é encontrado morto em sua cabina, com doze facadas, e a porta estava trancada por dentro. Pistas falsas são colocadas no caminho de Hercule Poirot para tentar mentê-lo fora de cena, mas, num dramático desenlace, ele apresenta não uma, mas duas soluções para o crime.


Mesmo que você ainda não tenha lido nenhum de seus livros, provavelmente você já deve ter ouvido falar de Agatha Christie. Afinal ela é a romancista mais vendida de todos os tempos, e escreveu ao todo 80 romances policiais e coleções.

Bem, livros policiais normalmente não são os meus favoritos, mas eu gostei muito de ler Assassinato no Expresso do Oriente. Os capítulos são curtinhos (alguns com apenas quatro páginas) e a leitura flui muito facilmente. A curiosidade e ansiedade para descobrir o desfecho do crime, também ajudam a gente a não querer parar de ler. A habilidade do detetive Hercule Poirot de não deixar escapar nenhum mínimo detalhe nos faz imaginar "como eu não tinha reparado nisso?". 


O livro é dividido em três partes: "Os fatos", "Os testemunhos" e "Hercule Poirot pára e pensa". Ao longo dos capítulos, vão sendo apresentados os depoimentos dos passageiros e as impressões de Poirot sobre cada um deles, e a medida que novas relações e mistérios vão sendo desvendados outras dúvidas vão surgindo, e nós, leitores, somos levados a novas suspeitas e formas de solução.


Dois pontos que eu não gostei é que as páginas são brancas e em quase todos os capítulos existem algumas frases que não foram traduzidas, e estão em francês. Isso acaba deixando um pouco de confusão em algumas páginas, mas nada que atrapalhe de entender a história.


A solução do crime apresentada pelo detetive é, com certeza, surpreendente. Não dava pra imaginar aquilo de jeito nenhum, nem sequer passou pela minha cabeça. E ainda me fez perceber os vários detalhes que eu não tinha dado importância. O próximo livro da autora eu tentarei ler com mais atenção. É uma boa leitura, mas que não deixa aquele gostinho de quero mais. Acabou e pronto.


Esse livro está super recomendado pra quem gosta de romance policial, e pra quem ainda não costuma ler, mas tem interesse em começar outros gêneros.
Pretendo ler os dois outros livros que tenho da autora em breve.

Como o livro foi lançado em 1934, eu decidi deixar todas as fotos em preto e branco ^^, gostaram do resultado?
Quem já leu?

9 comentários:

  1. Sou fã da Agatha Christie *---*
    Já li o primeiro Box ( Assassinato no Beco, Os Elefantes Não Esquecem e Treze à mesa) e também Os relógios, ainda falta muito e todo mundo fala que este livro bom, só não tenho dinheiro pra compra rele agora, mas ainda compro este ano hehe. Amei a resenha e as fotos, me deixou com mais vontade de ler ainda flor :D

    beijos
    http://drerodrigues.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. eu adoro o trabalho da Agatha Christie! Não li esse livro, mas tenho certeza que deve ser uma ótima leitura!!

    Vem participar do Super Sorteio no blog! (:
    Beijos :**

    ResponderExcluir
  3. Não conheço o livro, mas agora fiquei curiosa! Adoro livros nesse estilo, é uma pena que algumas frases não foram traduzidas.. Será que foi propositalmente? Super estranho!
    Ps: Adorei o seu blog e já estou seguindo, se você puder passar no meu será muito bem vinda por lá! E se gostar, não se esqueça de seguir de volta, assim não perderemos o contato :)

    A Oficina Feminina (retribuo comentários )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que tenha sido propositalmente sim, já que no livro original, em inglês, essas frases também já estão em francês!

      Excluir
  4. Oi linda ! Não conhecia ... Já quero ler !
    Estou super seguindo, estou como Tainá H. Na foto estou segurando um lêmure, Olha nos seus seguidores.
    Me segue tb:
    nossoblogdemodaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um livro interessante, pena que tem frases que não são traduzidas, né?

    ResponderExcluir
  6. Adorei o seu blog, tem mta imagem inspiradora, fotos bacanas as que vc tira, curti!

    Uma ótima semana pra ti!
    Evelyn Oliveira
    cupcakerock.blogspot.com
    @evelyncmo

    ResponderExcluir
  7. Agatha Christie sempre nos surpreendendo com seus desfechos mirabolantes! A maneira como você descreveu a leitura (como não percebemos aquele detalhe? como não pensamos nisso?) foi a mesma sensação que tive ao ler Os Elefantes Não Esquecem, a autora nos faz embarcar nesse clima investigativo, eu ficava o tempo inteiro tentando desvendar o mistério por trás do crime, mas em nenhum momento fui capaz de imaginar o surpreendente desfecho que ele tinha reservado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade... Agora eu estou muito ansiosa para ler os outros livros dela! :)

      Excluir