09 janeiro 2013

Sim, você pode fotografar com uma compacta!

(Sem edição)

Quando eu postei essa foto aqui no blog, eu li vários comentários do tipo: "Nossa, sua câmera deve ser muito boa" ou "qual o modelo da sua câmera?". Então, eu resolvi fazer esse post. Eu não tenho ainda uma câmera DSLR (profissional). Minha câmera é só uma SH100 da Samsung, uma COMPACTA. Mas não é só porque eu tenho uma "simples compacta", que eu vou me desestimular a fotografar.

Uma vez a Melina comentou em seu blog, que ela ficava triste quando ela publicava suas fotos lá e as pessoas comentavam "que fotos lindas Mel, sua câmera é mesmo ótima", como se o mérito fosse só da câmera e não dela. Eu não fiquei chateada com os comentários que fizeram aqui no blog, na verdade foi legal saber que as pessoas acharam a foto com um ar mais profissional, rs. Mas o que eu quero dizer, é que o olhar do fotógrafo é o que prevalece.

Claro que uma câmera profissional ajuda muuuito (inclusive é o meu sonho de consumo no momento) devido às diversas capacidades que ela tem a mais e às funções que você pode controlar melhor, mas também existem algumas funções que você pode alterar na compacta para tentar fazer cliques diferentes, como o foco e o balanço de branco. A maioria das compactas também traz alguns filtros bem legais que você pode experimentar. O segredo é você descobrir do que a sua câmera é capaz, explorar e fotografar, e nunca achar que só porque você não tem uma câmera melhor você não vai conseguir tirar fotos legais.

Eu gosto de brincar bastante com o foco da minha câmera, e sempre que eu estou com tempo, eu busco fotografar a mesma cena com alguns filtros e balanços diferentes, para ver qual fica melhor. Fotografar em uma ambiente bem iluminado também ajuda bastante. Eu também costumo editar um pouco a foto para dar um toque final, principalmente na luminosidade e as vezes na cor.

Todas as fotos a seguir foram tiradas com câmeras compactas e quase todas já foram publicadas aqui no blog:


É como dizem, "O fotógrafo que faz a câmera, e não a câmera que faz o fotógrafo".
Espero que vocês tenham gostado do post!

3 comentários:

  1. Eu também tô doidinha pra comprar a semi-profissional, enquanto isso tanto fotografo com a compacta.
    Amei o post...
    bjss

    coiisinhasdegarotass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. É isso ai! Que as pessoas tomem como exemplo haha
    Amei as fotos e o post!

    beijos,
    Fotografo Sonhos

    ResponderExcluir
  3. Lindíssima as fotos! Dá para tirar fotos muito lindas com uma câmera compacta. Uma coisa que ajuda muito é iluminação. Quando eu tiro fotos ao ar livres, elas saem tão boas quanto de câmeras profissionais.

    ResponderExcluir