15 janeiro 2013

Como se organizar melhor com o seu blog!

Vocês devem ter percebido que eu tenho postado com mais frequência aqui no blog. Claro que o fato de eu estar de férias contribuiu bastante para isso, mas o o que tem mais ajudado mesmo, é uma nova forma de organização que eu passei a ter nos últimos dias. Sabe como é né, ano novo, a gente quer usar novos métodos, rs. Isso fez com que eu aproveitasse melhor o tempo que eu posso dedicar ao blog. Eu resolvi falar sobre isso, porque achei que poderia acabar sendo útil para alguma de vocês também.


A primeira coisa, é uma dica que eu vi lá no Vida Organizada. Usar uma agenda (ou até mesmo um caderno) para fazer anotações e cronogramas. As vezes a gente tem uma ideia bacana de um tema para postar no blog, mas depois acaba esquecendo. Isso já aconteceu comigo muitas vezes. Agora eu anoto todas as ideias que eu tenho no caderno, e depois eu vou organizando mensalmente e semanalmente. Dessa forma eu posso analisar o que eu quero publicar antes ou depois de acordo com a melhor época. Talvez você tenha acabado de ter uma ideia para postar no blog no dia dos namorados. É só colocar no seu acompanhamento, lá no mês de junho e você não vai esquecer. Isso ajuda também a variar os temas de cada semana, para não ficar postando em categorias repetidas. Para vocês terem uma ideia, eu já sei todos os posts que irão ao ar no blog até o meio de fevereiro e um ou outro em março. Sempre surge uma ideia nova, mas é muito bom sentir que a gente já tem uma base para não precisar ficar se preocupando.

Outra coisa interessante, é que sabendo o que a gente pretende postar daqui a duas semanas, o trabalho com pesquisa de imagens fica bem mais tranquilo. Quando nós decidimos um tema para fazer um post no mesmo dia, todas as imagens tem que ser pesquisadas na hora, mas sabendo com antecedência, até navegando por sites e redes sociais no dia-a-dia nós encontramos determinadas imagens que serão úteis e já dá pra salvá-las (em pastas com o próprio tema do post, para depois não ter quer perder um tempão procurando de novo) e começar a editar.

Uma coisa que eu aprendi também, foi a aproveitar melhor o tempo. Se eu estou com tempo sobrando hoje,  eu escrevo mais de um post e programo para aquele dia que eu sei que não terei como postar (eu acho mais interessante do que postar duas vezes no mesmo dia e deixar o dia seguinte sem atualizações). Ou então eu pesquiso e edito as imagens de alguns posts (que para mim é, com certeza, o que mais demora) e deixo só para escrever o texto no dia.

Nesse caderno eu também escrevo minhas metas e projetos para o blog. Uma categoria nova que eu quero inserir, temas diferentes que eu quero começar a abordar (e para isso preciso pesquisar antes), um novo tipo de público alvo que eu quero receber, novas parcerias que eu pretendo fechar, minhas expectativas de número de acessos para daqui a determinado tempo, um tema para uma sessão de fotos que eu quero fazer e publicar aqui, etc. Esse tipo de organização, também ajuda a gente a saber que caminho seguir e a ter mais estímulo para conseguir realizar isso. Esse planejamento a longo prazo também é legal.

Outra coisa que eu já fazia e acho importante, é reservar um tempo para responder os comentários no blog e os e-mails com dúvidas e sugestões que você recebe, afinal nós sabemos que não são todos os visitantes que costumam comentar, então se um leitor foi atencioso o suficiente para fazer isso, nós temos que ser atenciosos de volta com ele. Eu gosto de responder os comentários no próprio blog da pessoa que comentou (se ela tiver), mas se você recebe muitos comentários e não tem tempo de visitar de um por um, responda em sua própria página mesmo. Eu mesma me decepciono bastante quando comento em outro blog (principalmente se eu faço uma pergunta) e a blogueira não responde.

É isso gente, o post ficou meio grandinho, mas eu espero que vocês tenham gostado e que tenha ajudado de alguma forma.
Se vocês quiserem que eu faça mais posts desse tipo, podem dar sugestões.

14 comentários:

  1. eu tb sempre penso um tempo antes em algumas coisas que vou postar mais nunca anoto e acho que todos deveriam comentar de volta nem que seja na sua própria página mesmo! ;3

    ResponderExcluir
  2. Eu tb anoto tudo o que penso, vejo e leio para depois transformar minhas ideias em um novo post. Eu tenho uma listinha com 75 temas para minhas novas postagens e essa lista cresce todo dia. É bom a gente se organizar e deixar tudo em ordem.
    A foto do caderno no início do post, foi vc que customizou ou já comprou assim? Ai desculpa, é que fiquei curiosa. Bjus!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sim , boas dicas eu já estou aqui com minha agenda e já tenho varias coisas anotadas para esse ano, pretendo ser mais organizada e agenda é uma ótima amiga numa hora dessas !

    http://viciadaemblogs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oii, adorei as dicas, é bom ser organizado né!
    Beijos flor

    http://perfeitavaidade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei o tema do seu post de hoje!
    Eu também tenho um caderno para anotar as minhas ideias e uma agenda onde eu controlo os posts, visitas, lista de tarefas e tudo mais. Acho super útil. Na verdade, sou apaixonada por organização. Ajuda a nossa vida em tudo, né?

    Eu também acho muito ruim quando comentamos no blog de alguém ou mandamos e-mail e este alguém não retribui. Horrível. rs

    Beijos, flor!
    http://critiquinha.com/

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas vou colocá-las todas em prática.
    bjss

    coiisinhasdegarotass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas, a ideia do caderno é perfeita!
    Beijos.

    Esfriou o Café!
    Facebook!

    ResponderExcluir
  8. Então, preciso da sua ajuda! Veja se meu blog é organizado, seja bem sincera por favor! Eu adoro seu blog, adorei as dicas tb!
    Obrigada pela visita em meu blog, sempre que puder volte tá? ^^
    Ah, quase esqueci! Meu blog, está concorrendo em duas enquetes nesse blog. Dá uma forcinha, vota lá? Se votar me avisa tá?
    Aos Dezesseis Anos - Blog | Twitter | PageFB

    ResponderExcluir
  9. ótimas dicas..
    Obrigada pela visita ao meu blog.
    Já estou te seguindo.
    beijos
    www.mafelix.com.br

    ResponderExcluir
  10. seu post foi uma boa pra mim, depois das férias duvido muito que eu vá conseguir seguir as regrinhas, mas...

    ResponderExcluir
  11. Eu também gasto muito tempo só procurando imagens. Mas no final toda essa programação compensa, né? Estou com bloqueios criativos, mas ainda volto a postar no blog como antes!
    Beijos
    delicadaeegoista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Tem selinho pra vc lá no meu blog. Bjus!!!
    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah eu não sou nennhum pouco organizada! se bem que ultimamente ando anotando muita coisa em um caderninho do blog! hhahahhahha! <3 booaaaas dicas e ideias einn! bjbjsssssssss http://blahoestraich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir