09 novembro 2012

Alguns cuidados com o cabelo no verão.

Muita gente já está se preparando pro verão, com uma melhor alimentação e mais exercícios físicos. Mas além de pensar no corpo, não podemos esquecer de pensar também nos cabelos. Afinal, os fios sofrem bastante nessa época do ano, e necessitam de cuidado em dobro. Eu encontrei algumas dicas super simples que podem ajudar vocês:


Protetor solar para os fios: Antes mesmo de o verão começar, já é importante providenciar um bom protetor solar para os fios. "O que pouca gente sabe é que a proteção deste produto vai além dos raios ultravioletas. A película que ele forma em volta dos fios também age contra os danos causados pelo vento, poluição e cloro, no caso de quem usa muito a piscina", afirma o cabeleireiro Daniel Rocha, do salão Bellíssima Beauty, no Rio de Janeiro. Para saber se o seu condicionador ou leave-in oferece proteção solar, verifique o rótulo.  


Não se esqueça da hidratação: A hidratação deve ser feita a cada dez dias durante o verão. Ela é um antídoto contra as agressões do sol, do mar, da piscina e do vento depois que os estragos já começam a dar sinais. Mas também é indicada como blindagem a tudo isso, evitando que o seu cabelo comece a ressecar ou ficar quebradiço. "A hidratação feita em casa é mais superficial e ser vê para proteger o cabelo. Já o tratamento oferecido nos salões age mais profundamente, com o objetivo de recuperar os fios danificados", afirma Fortes. Os fios mais grossos pedem cremes à base de óleo, que têm maior poder de hidratação. Cabelos finos se dão melhor com máscaras à base de proteínas, indicadas para fortalecimento. 



Use tranças: Quanto menor a área do cabelo em contato com o sol, menos danos. Na hora de trançar, lembre-se de puxar ao máximo o cabelo de baixo para cima fazendo um escudo nos fios naturalmente mais expostos. 



Corte as pontas: Aparos terapêuticos nas pontas antes, durante e depois da temporada de verão podem salvar seu visual sem muito radicalismo. 



Cabelo esverdeado: A aparência esverdeada dos fios é típica de quem passa o verão na piscina. O risco aumenta ainda mais quando o cabelo está ressecado - mais poroso, ele absorve os produtos químicos presentes na água. Para dar um jeito na situação, a cabeleireira Maria Aldenir, do Nuance Beauty Salon, recomenda xampus e condicionadores com pigmento violeta, que neutralizam o esverdeado e protegem os fios da oxidação. "É importante também fazer hidratações a cada dez dias, para amenizar o efeito", afirma. E abandone a ideia de tingir os cabelos para esconder o esverdeado. "A tintura não retira os produtos químicos que estragaram o cabelo, só vai ressecar ainda mais. A hidratação continua sendo a melhor solução". Uma dica do colorista Juha Antero, do salão MG Hair, de São Paulo, é molhar o cabelo no chuveiro um pouco antes de entrar na piscina, sem aplicar nenhum tipo de produto. "Dessa forma, o cabelo já estará saturado de água quando você entrar na piscina, diminuindo a absorção de água e cloro e tornando os efeitos menos nocivos".  




Frizz: O vento, o calor e a umidade são situações comuns do verão e maiores causadores do frizz, principalmente em cabelos cacheados ou crespos. Maria Aldenir conta que a receita para evitar esse drama é simples: mantenha a hidratação dos fios e não abra mão do leave-in, que protege o cabelo contra os danos causados pelo sol e pela umidade. 



Amarre certo: Cuidado na hora de prender as madeixas úmidas com elásticos e borrachinhas. Fios molhados ficam mais frágeis e quebram com facilidade, acarretando em danos à sua estrutura. Prefira usar palitos, piranhas, lenços e fitas no cabelo. 



Fontes: Aqui, aqui e aqui.

O que vocês acharem das dicas?

9 comentários:

  1. gostaria de dicas para usar saia de cintura alta, em pessoas magras que não gosta de chamar atenção.

    ResponderExcluir
  2. gostei nem sabia que existia protetor solar para cabelo O.o

    ResponderExcluir
  3. adorei as dicas e com certeza vou fazer muitas tranças, já que hj mesmo aprendi a fazer a "espinha de peixe" hahaha super fácil! (:
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Nesse verão o sol acaba danificando nossos fios então temos que hidratar e proteger bem. Curti muito as dicas, Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Adoreii as dicas!!
    Ando relaxada com o meu, preciso dar uma atençãozinha pra ele hehe.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas, flor! Eu estou com o cabelo curtinho agora, mas mesmo assim precisa de alguns cuidados, né? Quero providenciar logo algum protetor solar pro meu cabelo lindo!
    Beijinhos

    Am
    http://www.vinteepoucos.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas, pena que sou um pouco relachada com isso ;/

    Beijao ;*
    http://www.jeansecetim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. ótimas dicas flor, eu to precisando cuidar do cabelitcho mesmo :D

    Flor! Conheci seu blog passeando pela net! Te convido para conhecer meu canal do youtube e blog e se inscrever nos dois se possível! Obrigada!! Me mande um recado para eu te seguir de volta! :)

    Beeeeijooos

    re-becah .blogspot.com (JUNTAR O LINK)

    youtube .com/user/blogdareh/featured (JUNTAR O LINK)

    ResponderExcluir
  9. Oi, Káren.

    Que post legal! Eu tenho cabelos cacheados, então vivo hidratando, aparando as pontas, usando leave-ing e quase nunca os prendo molhados, muito menos com elástico. Tenho mania de deixá-los secar e fazer coque, sem prendedores; como ele é cacheado, escorrega pouco.

    Amei as dicas!

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir