03 setembro 2012

Dica de leitura: A menina que não sabia ler



SINOPSE: 1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e decadente mansão, onde nada é o que parece, dois irmãos são negligenciados pelo seu tutor e tio. A jovem Florence, de apenas 12 anos, passa os dias cuidando do seu irmão mais novo Giles e perambulando pelos corredores, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que, um dia, a menina encontra a biblioteca proibida de mansão, e apaixona-se por ela. Mas existem segredos sombrios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Porque Florence sempre sonha com uma misteriosa mulher que insiste em ameaçar seu irmão? O que esconde a nova preceptora? E por que o tio não permite que ela aprenda a ler? Florence precisa encontrar muitas respostas - sejam elas inventadas ou não, e soluções nem sempre fáceis para proteger Giles, e o seu amor pelos livros, antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário.



RESENHA: Ao começar a ler esse livro, eu jamais imaginei o rumo que a história iria tomar.  As primeiras páginas, mostram as aventuras de Florence para conseguir ler. Já que tio dela(que é o seu tutor, mas ela nunca o vira) a proibiu de aprender a ler, nenhum dos criados da casa pode descobrir que ela aprendeu sozinha. Confesso que o título não tem muito haver com a narrativa. O tempo passa, e Florence continua em sua rotina diária de leitura e brincadeiras com seu irmão. Até o dia em que ele foi estudar no internato, e Florence tenta amenizar o sofrimento de sua falta com os livros.


Mas quando seu irmão tem problemas na escola, e seu tio tem que contratar uma preceptora particular para ele, é que começa a parte emocionante da história. Você descobre um livro cheio de suspenses e mistérios, que te prendem e te surpreendem a cada página. Cada nova descoberta de Florence me deixava nervosa para encontrar as respostas para todas àquelas perguntas. O que a primeira preceptora, que morreu de forma ainda misteriosa, tinha em comum com a segunda? E porque a nova preceptora era tão estranha? Seria apenas a imaginação de Florence? Ou será que seu irmão estava mesmo correndo perigo? Não conseguia parar de me deliciar com os planos geniais de Florence e, com certeza, a imagem que eu tive da menina no ínicio da história, não foi a mesma que ficou no final.


E por falar em final, foi a única coisa que me decepcionou um pouco. Pela emoção do enredo, eu esperava um final mais... Surpreendente. E algumas das minhas perguntas também não foram totalmente respondidas. Mas talvez essa fosse a intenção do autor John Harding, manter o nosso questionamento. Mas no geral, eu recomendo a leitura. Principalmente para quem gosta daqueles livros que nos deixam com "a pulga atrás da orelha".

Quem já leu ou ficou com vontade de ler?

15 comentários:

  1. Adorei seu blog, você é muito linda, sabia?

    http://ninhodefogo.tumblr.com/

    ResponderExcluir
  2. Gostei da dica!

    Convido-a para seguir:
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. O livro parece ser ótimo, dá muita vontade de ler! Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Gostei da sua dica. Eu gosto muito de ler livros, pena que não ando com muito tempo pra isso.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. ainda nao li, mas fiquei curiosa!!

    lindo seu blog

    http://www.meninadeouro.net

    ResponderExcluir
  6. Fiquei super afim de ler, só pela sinopse, já amei.

    Seguindo seu blog, passa lá no Você Vaidosa, com certeza vai adorar

    http://vocevaidosaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. A capa desse livro sempre me deixou muito curiosa para ler, e a sua resenha só aumentou mais.
    Preciso da sua opinião lá no blog. É muito importante.
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Aprendi a gostar de livros misteriosos e de décadas passadas com A Menina que Roubava Livros e A Sombra do Vento! Fiquei curiosa para ler esse também :)

    Beijos
    delicadaeegoista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Essa dica é ótima, já vi falar muito bem desse livro e sei que é uma boa leitura, todo mundo elogia.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  10. Que maravilha!!! E agora? quero ler! auhuah

    <3

    ResponderExcluir
  11. Ja tinha visto esse livro mais nunca procurei por uma resenha, ele parece ser muito legal e interessante.

    Beijinhos, Larissa
    vidaempix.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Confesso que já vi vendendo esse livro várias vezes, mas não mooorro de amores por ele. Gosto de coisas mais teens, sabe? Mas tenho certeza que deve ser incrível ;)

    Beijo :B
    http://www.deliriosdegarota.com/

    ResponderExcluir
  13. Deve ser bom, mas morro de preguiça de ler hahaha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. parece interessante. vou ver se coloco na lista dos que devo ler depois da lista que ja tenho. rs
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Estou louca pra ler esse livro =/
    Não encontro aqui :S

    PS.: Adoro seu blog!
    Beeijinhos! =]
    http://www.1novamulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir