20 julho 2012

Dica de leitura: A menina que roubava livros

Depois que saí do ensino médio e entrei na universidade, eu confesso que tenho tido muito menos tempo para ler "o que eu tenho vontade". Digo isso, porque os livros e apostilas passados pelos professores já tomam boa parte do nosso tempo livre. Por isso, A menina que roubava livros, apesar de ser uma leitura que eu gostei bastante, foi um dos livros que eu mais demorei para terminar. Eu lia poucas páginas por dia, apenas no transporte enquanto ia de casa para a aula, e quando a universidade se aproximava, eu logo ficava triste por ter que parar. O livro é bastante interessante e me deixava sempre com vontade de poder ler um pouco mais.


RESENHA: "Quando a morte conta uma história, você deve parar para ler". Sim caro leitor, a morte é a narradora desse livro, e nada mais conveniente, já que a história se passa na Alemanha nazista, durante a segunda guerra mundial. A personagem principal desse livro é Liesel Meninger. Sem condições de cuidar dela, sua mãe a deixa para ser adotada por uma família pobre que mora na pequena cidade de Molching. Morando na rua Himmel, Liesel conhece pessoas que vão marcá-la por toda vida, como seus novos pais Rosa e Hans, Max - o judeu do porão, a mulher do prefeito e Rudy - seu melhor amigo, e descobre o seu amor pelos livros e por roubá-los. Ao longo dos capítulos, Liesel vai nos ensinando novas lições. Com garra e força de vontade, a menina corre atrás dos seus objetivos e mostra a fidelidade que tem aos amigos. O que eu mais gostei no livro, foi a sua diferente narradora. É estranho e divertido tentar analisar os fatos da perspectiva da morte, e como ela busca entender a nós, humanos. Em meio a tanta violência, e consequentemente, tanto trabalho, ela tenta contar a história da menina que lhe chamou atenção, por ter ficado viva em três ocasiões que elas se encontraram. A história não é contada de maneira linear, mas a todo tempo a narradora nos remete ao passado e a fragmentos do futuro, que nos deixam ainda mais curiosos a continuar lendo. E o final... Só posso dizer que é emocionante. Markus Zusak escreve uma história linda, que você deve mesmo parar para ler. Recomendadíssimo.





Quem já leu ou pretende ler o livro?

29 comentários:

  1. Este livro é excelente, um dos melhores que já li.

    Recomendo.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books
    @c_i_d_a

    ResponderExcluir
  2. Já li esse livro, muito bom mesmo

    > http://www.todomeldaflor.com/

    ResponderExcluir
  3. Estou há anos com esse livro aqui em casa, ganhei de um amigo, e nunca consegui ler.
    Vou tentar de novo!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. menina do céu, eu peguei esse livro hoje cedo da minha amiga pra mim ler, eu adorei a sinopse e a minha amiga disse que é muito bom o livro.. To ansiosa pra começar a ler *o* eu aposto que vou adorar haha *o*

    faz tempinho que num venho aqui em D:

    http://rascunhosdasuuka.com

    ResponderExcluir
  5. Eu ouço falar muito desse livro, mais ainda não consegui acha-lo por aqui :c

    Tá rolando um super sorteio lá no blog, de um template personalizado do jeito que você quiser, vem participar?!
    Beijos
    http://sufarias.blogspot.com.br/2012/07/sorteio-de-um-template-personalizado.html

    ResponderExcluir
  6. Todos falam desse livro, porem nunca li mas pretendo

    @littlepistols
    http://portifoliodasletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ja tinha vontade de ler esse livro, agora quero ler mais ainda! Obrigada pela dica {:

    www.naosouumbolinhodearroz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é muito bom! Confesso que tb demorei um pouco para terminar de ler.
    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Acabei de conhecer seu blog e achei ele bem fofinho.
    Já estou seguindo =) Agora te convido a conhecer o meu, seguir e claro deixar sua opinião.

    http://leiturasvidaepaixoes.blogspot.com/

    Amei as fotos que vc tirou do livro =)
    Bela dica de leitura, já li a um tempo atrás!!!
    Bjos e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi falar, mais nunca li.

    Seguindo o seu blog, fica a vontade a visitar o meu também
    http://vocevaidosaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu já ouvi falar demais desse livro, até me deu vontade de ler agora! Adorei suas fotos e a resenha ficou bem legal :)

    Beijos
    www.deliriosdegarota.com

    ResponderExcluir
  12. Uma das melhores leituras da minha vida! Mas também foi um dos livros que mais demorei para ler... Talvez o que mais demorou mesmo hehe Mas é lindo, né? Vale a pena :) Adorei o conteúdo do seu blog! Beeijos Em Crise

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro esse livro! Uma ótima leitura!
    Últimos dias pra participar do sorteio do Cleansing & Polishing Tool da Sigma lá no blog!

    Super beeijos =*
    Blog Momentos de Beleza
    http://nathdefreitas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. eu nunca li esse livro, mas já ouvi falar demais dele!!
    assim que tiver uma oportunidade vou ler! a história me pareceu bem curiosa!
    beijuu

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bom?
    Tenho muita vontade de ler esse livro e não entendo pro que ainda não o li,
    acho que é falta de tempo, mas gosto de tudo sobre ele,
    só falta o mais importante que é começar a ler.
    Maravilhosa resenha.
    Voltarei em breve.
    Poliana Araújo
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. que legal que você também estuda letras, mas você estuda pra tradutor ou licenciatura? onde? :D tá gostando?

    já estou seguindo aqui :D

    beijinhos
    paulabaltazar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Esse livro tá chegando pra eu ler por essa semana, estou SUUUUPER ansiosa. Todo mundo fala muito bem desse livro. Além disso, já li um do mesmo autor e me apaixonei. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  18. Olá, estou seguindo seu blog!
    Tenho esse livro, ganhei do colégio, mas ainda não o li.
    No momento estou lendo "A Última Música".

    http://umcaminho.blogspot.com.br/
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  19. Já ouvi falar muito nesse livro =)
    Beijos, Carol Nana

    www.chadatarde.com

    ResponderExcluir
  20. O livro é ótimo, já li várias vezes e nunca consigo conter o choro no final^^

    ótimas matérias no seu blog, parabéns!

    http://donnaflaviaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Como um monte de gente tem falado desse livro eu quiz ler mas não consegui terminar, não gostei muito. Um monte de gente falou (tbm) que depois de certas paginas que avança, mas mesmo assim não da de empacar.

    Bjs

    ResponderExcluir
  22. eu já li esse, e adoro *-*

    beijos linda
    http://agoraquesouchique.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Ainda não li, mas desejo ler, sem dúvida. Espero gostar, apesar de muita gente terminar largando. Enfim, a história parece bem-interessante.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  24. É um dos livros que mais quero ler, ja vi em uma feirinha de sebo, bem baratinho e em boas condições, mas não cheguei a comprar.

    Beijinhos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  25. é muito bom mesmo.
    http://manualdosdezesseis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Primeira vez visitano aqui.
    seu blog é muito lindo viu??

    que lindas as fotos, foram muito bem editadas. parabens mesmo.
    muitas pessoas ja leram esse livro, que le-lo um dia. ja to curtindo seu blog.!

    se puder da uma passadinha no meu blog.
    Rian Bicalho - Eu & Livros
    http://euelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. não consegui ler..achei muito chato e abandonei,quem sabe um dia !

    ResponderExcluir